domingo, 15 de julho de 2012

O “STRESS” COMO FONTE DE DESAGREGAÇÃO FAMILIAR


No início do século passado, dizia-se que a tuberculose era considerada o “mal do século”, em razão de tratar-se de uma doença séria e que não possuía um tratamento eficaz. Neste início de século, e de milênio a AIDS é que detém essa consideração.

Por sua vez existe uma outra “doença” muito mais antiga e tão avassaladora, ou até mais, que a própria AIDS. Ela não está associada a um vírus ou bactéria, e não atinge apenas a saúde física do homem, nem tampouco está restrita a determinados “grupos de risco”. Esta doença, além de abrir caminho para toda sorte de doenças, também tem a capacidade de deteriorar a estrutura emocional do ser humano.

Esse mal se chama Stress – “É a resposta do corpo a qualquer demanda, quando forçado a adaptar-se à mudança”.

O stress está associado a atribulação do dia-a-dia, onde o excesso de afazeres conflita com a

escassez do tempo e, diante de tal quadro, o homem, tende a dar prioridade àquilo que inicialmente lhe parece mais importante. “O stress afeta quase duas vezes mais mulheres que homens, em todas as idades”.

O stress conjugal tem aumentado dia-a-dia. Com certeza a grande maioria das separações têm

como origem o “stress” que tanto pode se originar no trabalho, no trânsito, na escola, ou até mesmo dentro de nossos próprios lares.

Pequenas tensões diárias são piores do que grandes tragédias.

Na mesma situação estressante, algumas pessoas entram em colapso, enquanto outras ficam

mais fortalecias e dinâmicas.  

A percepção que se tem do stress é mais importante do o stress em si.  

Recentemente verificou-se que fazer coisas rapidamente, fazer muitas coisas ao mesmo tempo e

ser competitivo não tem nada a ver com adoecer.  

Pelo contrário, muitas pessoas com essas características são bem sucedidas e sentem-se mais

plenas que as outras.  

O fator chave da deflagração da resposta ao estresse que causa doença, não é estar

sobrecarregado ou pressionado: é a HOSTILIDADE – tornar-se irritado e negativo com as pessoas e com o mundo à nossa volta. RAIVA MATA.  

A velha noção de que situações específicas são estressantes por si mesma tem sido contrariada por novas pesquisas, que mostram que esse estresse não é algo “lá fora”. É apenas algo que nós criamos dependendo de como interpretamos as situações e como nos relacionamos com o mundo à nossa volta. A reação do nosso corpo depende da avaliação que fazemos daquele determinado evento-da vida. Depende da nossa atitude.  

PARTILHA:

1.Em minha vida, quais as circunstâncias que me causam “stress”?

2. Meu cônjuge tem conhecimento dessas circunstâncias?

3. Elas chegam a interferir no meu casamento?

4. Como trabalho estas questões no relacionamento com os filhos?
 

Personalidade resistente ao estresse. Cultivar os “3Ds”.

* Não ter medo dos desafios.

* Direcionar os pensamentos no aspecto positivo – otimismo.

* Dedicar-se a uma meta maior.

“Lembre-se que o estresse não é gerado pelo mundo externo; é uma condição do seu próprio ser interior, podendo prejudicá-lo quando você estiver em desarmonia com o mundo e com o seu Eu superior. Estresse é uma energia que você carrega negativa ou positivamente, baseando-se nas suas próprias respostas em relação à vida”. Como enfrentar este mal do século?  


               LEITURA DA PALAVRA DE DEUS:
 

João 14
 

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.

Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

ORAÇÃO FINAL: 

Oração da Serenidade

Concedei-me, Senhor

A serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar;

Coragem para modificar aquelas que posso;

e Sabedoria para conhecer a diferença entre elas.

Vivendo um dia de cada vez; Desfrutando um momento de cada vez;

Aceitando que as dificuldades constituem o caminho à paz;

Aceitando, como Ele aceitou, este mundo tal como é,

e não como Ele queria que fosse; Confiando que Ele acertará tudo

contanto que eu me entregue à Sua vontade;

Para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida

e supremamente feliz com Ele eternamente na próxima. Amém  


2 comentários: